top of page

AVALIAÇÃO
NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica é uma técnica que utiliza ferramentas específicas para avaliar as habilidades cognitivas e comportamentais de indivíduos que apresentam queixas neurológicas ou psiquiátricas.

Tem como objetivo identificar as áreas afetadas e desenvolver estratégias de tratamento. O processo inclui testes neuropsicológicos, entrevistas e observações clínicas para avaliar funções como atenção, memória, linguagem, raciocínio, percepção e funções executivas.

 

A avaliação neuropsicológica é útil para pacientes com distúrbios como TDAH, TEA, lesões cerebrais, demência e transtornos mentais.

O desempenho cerebral é fundamental para preservar a capacidade de aprendizagem, de regulação emocional e comportamental do ser humano. Quando essas funções não estão funcionando de maneira esperada, é necessária uma avaliação que favoreça a compreensão dos prejuízos adquiridos e as possibilidades de intervenção.

Nesse contexto, a neuropsicologia é considerada uma área interdisciplinar que se baseia nos conhecimentos dos campos da neurociência, neurologia, psicologia e da psicometria. Com todo esse ferramental técnico busca compreender o funcionamento do cérebro e sua relação com o comportamento, ou seja, preocupa-se em entender como o cérebro influencia no funcionamento cognitivo e comportamental do ser humano. Seu objetivo, é investigar a integridade e alterações cognitivas associadas a disfunções ou lesões cerebrais, e através de seus procedimentos, descrever o funcionamento cognitivo, psicológico, quadros de alterações neurológicas e/ou psiquiátricas que afetam o funcionamento cerebral, além de contribuir no diagnóstico e auxiliar no planejamento e na implementação do tratamento. É indicada, sempre que houver suspeita de deficit cognitivo ou de comportamento, como dificuldades de aprendizagem, distúrbios do comportamento, alterações do desenvolvimento, TDAH, AVC, demências, lesões, entre outras deficiências cognitivas.

A avaliação neuropsicológica compõe-se de métodos de investigações das funções cognitivas, do comportamento e das emoções. É um procedimento que busca compreender o rendimento cerebral e possíveis comprometimentos funcionais. A avaliação é realizada através da utilização de testes psicológicos, entrevistas de anamnese, tarefas adaptadas, escalas e observação em contexto clínico. A testagem permite compreender o funcionamento dessas funções, tais como atenção, memória, percepção, raciocínio, linguagem, funções executivas, personalidade e as emoções, assim como identificar possíveis transtornos neuropsicológicos. É um processo que permite entender o perfil cognitivo do paciente e seu prognóstico, favorecendo no estabelecimento de programas de tratamentos.

O que é a Avaliação Neuropsicológica? 

Nossas especialistas em Neuropsicologia

Melina Ribeiro
CRP 04/30237

Rosana Martins
CRP 04/13476

32.png

Quando fazer a Avaliação Neuropsicológica? 

Uma avaliação neuropsicológica é necessária quando faltam respostas para algumas perguntas como:

 

Criança

  • Por que a criança está com dificuldades de aprender?

  • O desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional da criança está dentro do esperado para a idade?

  • A criança está preparada para o próximo ano na escola?

  • O nível de concentração, de agitação, de demora para estudar/terminar uma tarefa escolar está dentro do esperado?

  • Quais são as estratégias de estudo e de aprendizagem são mais efetivas para a criança/o adolescente?

  • Quais são as habilidades e as dificuldades cognitivas que a criança apresenta em decorrência da lesão cerebral?

 

Adulto

  • Minha ansiedade, estresse e/ou meu humor podem gerar dificuldades para me concentrar e me lembrar de informações?

  • O estresse do meu trabalho pode estar relacionado ao meu esquecimento?

  • Que mudanças podem ocorrer após ter sofrido um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

 

Idoso

  • O esquecimento que percebo faz parte do meu envelhecimento normal ou pode estar relacionado à tristeza, ansiedade, estresse?

  • O que posso fazer para ter um envelhecimento bem sucedido?

REFERÊNCIAS:

 

FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro F.; CAMARGO, Cândida Helena Pires; CONSENZA, Ramon M. Neuropsicologia: Teoria e Prática. Editora Artmed. 2º Edição. 2014.

MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza; SCAFF, Milberto. Neuropsicologia Clínica. Editora: Roca; 2ª edição. 2017.

MIOTTO, Eliane Correa. Reabilitação Neuropsicológica e Intervenções Comportamentais. Editora Roca; 1ª edição. 2015.

Vai realizar sua Avaliação Neuropsicológica? 
Confira o nosso Manual do Paciente.

Avaliação Neuropsicológica - Manual do Paciente.png

Clique e acesse

Quer saber mais sobre Neuropsicologia? Clique nos links abaixo:

Precisa de mais informações? Entre em contato conosco. 

bottom of page