top of page

Acerca de

Homem ao lado de um prancheta de checklist

AVALIAÇÕES
PARA CONCURSOS

O enfoque em saúde mental é cada vez maior na sociedade e recentemente passou a ter destaque também no mundo corporativo e em instituições do Estado. Assim, órgãos públicos (em seus editais de concursos) e empresas privadas (em suas seleções) têm requisitado avaliações psiquiátricas de seus candidatos, principalmente quando o cargo ou função exige habilidades específicas na condução de situações críticas, operação de ferramentas e maquinário de alta complexidade e/ou quando há a responsabilidade com a vida de outras pessoas como, por exemplo, cargos policiais (Polícia Federal - PF, Polícia Rodoviária Federal - PRF, Polícias Estaduais (Militar, Civil e Penal), trabalhos em plataformas de petróleo ou pilotando aeronaves.

 

Agende agora mesmo sua avaliação conosco e tenha segurança nesta etapa do processo seletivo.

Ter uma saúde mental equilibrada é pré-requisito nas mais distintas áreas de atuação profissional. Para concursos públicos federais temos a Lei 8112 que no Artigo 5º - inciso VI - expressa que ter "aptidão física e mental" é requisito básico para investidura no cargo. Desta forma, vejamos no que se constitui Exame Psiquiátrico para assunção de cargo público:

1) O que é o Exame Psiquiátrico para concurso públicos?

O Exame Psiquiátrico (ou de Sanidade Mental) é uma avaliação do estado de saúde mental do candidato que é frequentemente solicitada em concursos públicos e normalmente apresenta caráter eliminatório, ou seja, caso o indivíduo não realize tal exame ou seja considerado inapto no mesmo, poderá perder o direito a assumir a vaga para o qual foi aprovado. 

2) Como é feito o Exame Psiquiátrico para concursos públicos? 

O exame é feito através de entrevista realizada por um médico psiquiatra qualificado na qual o mesmo avaliará as funções mentais do indivíduo, tais como: consciência, atenção, memória, humor, afeto, pensamento, inteligência, sensopercepção, linguagem, psicomotricidade, etc. Através dessa análise, o médico conseguirá determinar se o indivíduo apresenta aptidão mental para exercer as atividades do cargo para o qual está participando da seleção.

3) Onde fazer o Exame Psiquiátrico para concursos públicos?
É extremamente importante que o candidato busque uma clínica ou profissional qualificado, com experiência na execução desse tipo de exame e com médicos psiquiatras portadores de Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Psiquiatria. Caso o médico não possua RQE na especialidade o laudo pode ser indeferido pela banca examinadora, o que pode culminar na eliminação do candidato do concurso público. 

4) Qual a conclusão de um Exame Psiquiátrico para concurso público?
Esse tipo de exame resulta em duas conclusões possíveis. O candidato pode ser considerado APTO ou INAPTO do ponto de vista psiquiátrico para assumir a vaga que está concorrendo. Ao final do exame o médico psiquiatra emitirá um laudo que normalmente contém a descrição dos achados do exame psicopatológico do candidato, bem como a conclusão do exame. Alguns editais de concurso público fornecem um Modelo de Laudo Psiquiátrico, o qual deve ser seguido pelo médico psiquiatra examinador. Em outros concursos não há nenhum modelo e fica a critério do médico o layout e formatação do laudo. Fique atento se no Edital do seu concurso existe algum modelo específico de laudo e, em caso afirmativo, encaminhe o modelo para a clínica que realizará o seu exame.

5) Como é feito o Exame Psiquiátrico para concurso público no Instituto Córtex? 
O exame pode ser realizado presencialmente ou por teleconsulta. Nesta última modalidade atendemos pacientes de todas as regiões do Brasil.
O candidato deverá, ao agendar o exame, enviar os seguintes documentos:

  • Cópia de Documento de Identidade com foto (Obs: o documento original deverá ser apresentando no momento da realização do exame / Em caso de atendimentos por telemedicina, o candidato deverá apresentar, no início do exame, documento com foto posicionado ao lado de sua face na webcam).

  • Modelo de laudo psiquiátrico solicitado no edital (caso haja modelo específico).

  • Cópia do comprovante de pagamento do exame (feito via PIX para os casos de atendimento por teleconsulta).

Os atendimentos por teleconsulta serão realizados seguindo as normas desse tipo de atendimento regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

ATENÇÃO: Verifique no edital do seu concurso se é possível a realização da avaliação psiquiátrica na modalidade online. 

6) Como receber o resultado do Exame?
Caso o atendimento seja presencial, o laudo de sanidade mental será emitido no mesmo dia da realização da avaliação e será entregue na recepção da clínica. 
Caso o atendimento seja por telemedicina, será emitido laudo assinado digitalmente (com assinatura validada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), seguindo as normas de fornecimento de laudos médicos por teleconsulta conforme determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Para emissão de documentos digitais, utilizamos a plataforma do CFM, na qual a veracidade dos documentos pode ser comprovada por QR Code.
Caso o candidato atendido por Telemedicina deseje uma cópia impressa e com assinatura manuscrita do médico, poderá ser enviado uma cópia desse documento pelos Correios, sendo que o custo do envio será repassado ao candidato. 

bottom of page