Como funciona?

Para o exame de sono domiciliar você utilizará seu smartphone (Android ou IOS) com conexão à internet e um sensor (oxímetro) compacto sem fio para diagnosticar e acompanhar o ronco e apneia do sono. Apesar da simplicidade, o exame possui alta precisão, com sensibilidade, especificidade e acurácia acima de 90% em comparação com polissonografias tradicionais (domiciliares e ambulatoriais).
No dia agendado, você irá retirar no Instituto Córtex o kit contendo o sensor, o carregador e uma fita adesiva. Também receberá todas as informações necessárias para instalar o aplicativo em seu telefone, para a colocação do sensor em seu dedo e como finalizar o exame. Tudo bem simples e prático.
Qual tipo de Polissonografia é feito?
Nosso exame de polissonografia é o de Tipo 4, uma forma simplificada de exame do sono, realizada em casa, utilizada para diagnosticar e rastrear distúrbios respiratórios durante o sono, como a apneia obstrutiva do sono. Este tipo de teste é uma alternativa às polissonografias completas feitas em laboratórios do sono e permite a coleta de dados em ambiente mais natural, habitual e confortável para o paciente.
Quais as indicações da Polissonografia tipo 4?
É indicado para avaliação de existência e grau de apneia obstrutiva do sono. Para pacientes que apresentam sintomas evidentes como ronco, pausas na respiração durante o sono, sonolência diurna excessiva, cansaço, entre outros, e para quem prefere evitar a hospitalização, desde que as condições clínicas permitam a realização do exame em casa.
Mais informações
Não há contraindicações na realização da polissonografia tipo IV. Contudo, algumas recomendações são necessárias: no dia do exame, recomendamos que você esteja sozinho no quarto para melhor captação dos sons e acurácia das medições. Alterações na rotina como uso de bebidas alcoólicas, nariz entupido ou uso de medicações, CPAP, etc. deverão ser registradas no aplicativo.
Você receberá todas as informações quando for retirar o equipamento no Instituto Córtex. Mas também é possível encontrar o passo a passo para a sua polissonografia tipo IV aqui, neste informativo simples e didático, ou no vídeo logo abaixo.