top of page
  • Foto do escritorInstituto Córtex

Posso realizar uma Avaliação Neuropsicológica online?

O paciente deve ficar atento a algumas questões relacionadas a Avaliação Neuropsicológica realizada de maneira online, pois existem limitações quanto aos testes disponíveis, em relação ao ambiente, ferramentas e dificuldades do avaliador captar determinadas informações no formato remoto.


Idosa negra feliz.

Em relação aos testes:

Antes de nos aprofundarmos, vale destacar dois termos usados em avaliações que o paciente não pode confundir: testagem remota e testagem eletrônica (ou digital). O primeiro diz respeito a testes aplicados à distância, remotamente, ou seja, o avaliador está em uma localidade e o avaliado em outra. Já o segundo termo identifica o teste que tem uma versão eletrônica, em outras palavras, o teste aplicado por meio do computador ou celular, cuja correção é eletrônica. Testagens desta ordem podem ser realizadas em uma avaliação presencial sem qualquer prejuízo.


Alguns testes são considerados padrão-ouro, em outras palavras, são os mais indicados e acurados para compor uma avaliação precisa e minimamente confiável. Contudo, muitos deles não estão disponíveis no formato remoto, sendo contraindicados para a aplicação à distância. A ausência desses testes pode comprometer a abrangência e precisão da avaliação neuropsicológica. O formato presencial ainda permite ao neuropsicólogo observar o comportamento do indivíduo em detalhes, identificando sutilezas que podem ser perdidas no ambiente online. Isso é crucial para avaliar aspectos como atenção, organização, psicomotricidade e controle inibitório.


O paciente também deve ter em mente que os testes são padronizados e certificados pelo SATEPSI, um sistema do Conselho Federal de Psicologia (CFP) cujo objetivo é "avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às(aos) psicólogas(os)". O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI, estabelece "quais requisitos mínimos os instrumentos devem apresentar para serem reconhecidos como testes psicológicos".


Ao realizar uma avaliação com um neuro/psicólogo, o paciente saberá que este profissional está obrigado a seguir as regras estipuladas quanto ao uso de testes verificados e válidos, bem como seguir as normas que conduzem à aplicação eficaz. Os testes em vigor no Brasil podem ser consultados em: https://satepsi.cfp.org.br/.


Em relação ao ambiente:

Em uma avaliação online, o neuropsicólogo não tem controle sobre o ambiente do paciente, o que pode influenciar significativamente os resultados. Fatores como barulho, iluminação inadequada e interrupções podem afetar o desempenho do indivíduo nos testes.


No Instituto Córtex, por exemplo, temos a preocupação de oferecer ambientes controlados nos quais observamos aspectos que vão do silêncio à temperatura da sala. Imagine-se realizando testes em um local quente, com suor escorrendo pelo corpo, ou o contrário, tão frio de bater o queixo. Em ambos os casos a sua concentração sofrerá alterações, o que pode afetar os resultados da avaliação. Esse ambiente controlado não pode ser garantido na aplicação remota.


Em relação à segurança:

A segurança dos dados coletados durante a avaliação online é outra preocupação importante. É fundamental que a plataforma utilizada seja confiável e siga os protocolos de segurança da informação para garantir a privacidade do paciente.


Muitas pessoas não conseguem ter uma conversa privativa dentro de suas casas, o que as impede de se expressarem livremente ou realizar testes sem medo de serem julgadas e coagidas. Neste aspecto, a avaliação online pode ser ainda mais complicada para populações como crianças, idosos e indivíduos com deficiências, que demandam maior atenção e suporte durante o processo avaliativo.


Limitações tecnológicas:

Nem todos os pacientes possuem acesso à internet ou a equipamentos adequados para realizar a avaliação online. Isso pode gerar uma lacuna no atendimento, excluindo indivíduos que se beneficiariam da neuropsicologia.


Outro ponto são as dificuldades técnicas como, por exemplo: falhas na internet, problemas com softwares ou equipamentos podem interromper a avaliação e comprometer a qualidade dos dados coletados.


Aspectos éticos e legais:

A regulamentação da prática da neuropsicologia online ainda está em desenvolvimento no Brasil. É importante que o profissional esteja ciente das normas e diretrizes vigentes para garantir a ética e a qualidade do serviço prestado.


O paciente deve ser devidamente informado sobre as limitações e riscos da avaliação neuropsicológica online antes de consentir com sua realização.


Uma avaliação neuropsicológica bem realizada é vital para a saúde do paciente, pois, geralmente, é o procedimento inicial que baliza a conduta médica, o tratamento psicológico, educacional ou mesmo o processo de reabilitação neuropsicológica.

Comments


bottom of page